A Didimo, uma empresa com chancela spin-off U.Porto e incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, venceu o Pitch Contest Portugal promovido no âmbito da 5.ª edição da Viva Technology, uma das maiores feiras tecnológicas do mundo, que decorreu em Paris no passado mês de junho.
“Decidimos participar por ser a maior feira de tecnologia da Europa, potenciando as hipóteses de encontrar novos clientes e parceiros, bem como para nos ajudar a refinar o nosso produto e as mensagens que queremos passar”, refere Verónica Orvalho, CEO da empresa e docente na Faculdade de Ciências da U.Porto.
Foi a primeira vez que Portugal participou, enquanto país, no Viva Technology, através da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e da Startup Portugal. As duas entidades promoveram o Pitch Contest Portugal, um concurso entre startups dedicado ao ecossistema empreendedor português.
Foi nessa competição que a Didimo apresentou o seu pitch, distinguindo-se entre as empresas concorrentes: “A Didimo foi convidada a apresentar o pitch no concurso AICEP Portugal Global pitch, que incentiva startups de tecnologia portuguesas, que tenham produtos ou serviços únicos a colocar no mercado. Foi uma distinção muito importante também pela ajuda para sermos introduzidos no mercado francês, para expandir comercialmente a Didimo”, realça Verónica Orvalho.
Na iniciativa da AICEP e Startup Portugal participou também a iLoF – Intelligent on Fiber, outra spin-off U.Porto que se vem destacando no desenvolvimento de uma tecnologia patenteada de deteção de nanoestruturas em fluídos.
A edição deste ano da Viva Technology realizou-se num modelo misto presencial e remoto, a edição de 2021. A última edição em formato totalmente presencial (2019) contou com mais de 124 mil visitantes e mais de 2300 startups expositoras.
"A Didimo está a crescer"
Com mais de uma década de investigação de alto nível em computação gráfica, machine learning e animação facial, a Didimo foi criada por Verónica Orvalho, e, atualmente, conta com cerca de 20 colaboradores distribuídos por escritórios em Leça da Palmeira, Vancouver (Canadá) e Londres (Reino Unido).
Segundo os representantes da empresa, o segundo semestre de 2021 foi “entusiasmante” para a Didimo. Não só estão a lançar um novo nível de geração humana digital como uma nova gama de serviços, de forma a melhorar ainda mais a satisfação dos seus clientes.
“A nossa plataforma é capaz de gerar avatares humanos digitais realistas em 3D a partir de uma foto 2D. Em cerca de 90 segundos o avatar didimo está pronto a ser executado e é totalmente animável”, contam os representantes da empresa.
A tecnologia desenvolvida pela Didimo possibilita que as empresas possam ajudar os seus clientes a personalizar e participar em experiências poderosas. Neste momento, e como parte do seu novo suporte, a spin-off U.Porto pretende apresentar novas soluções, mais fáceis de personalizar a animação.
“É um momento realmente entusiasmante para nós e para os nossos clientes à medida que estes implementam a nossa tecnologia inovadora para expandirem os seus negócios”, concluem.