De forma a reforçar a aposta que tem vindo a fazer no mercado da América Latina, a Jumpseller – empresa spin-off da Universidade do Porto – adquiriu recentemente a concorrente colombiana Handy Commerce. Apesar de tudo ter começado no Porto, cidade onde Tiago Matos e Filipe Gonçalves fundaram a empresa, desde há algum tempo para cá que o negócio se tem baseado no mercado latino-americano, mais especificamente no Chile. Agora, foi a vez de apostar na Colômbia.
“Com 30 milhões de utilizadores ativos de internet, a Colômbia é um mercado muito interessante. É, inclusivamente, muito maior do que o do Chile onde o Jumpseller é um dos líderes de mercado no segmento de software-como-serviço”, explicam os empreendedores. Assim, este passo é visto pela spin-off como uma verdadeira oportunidade de repetir o que já tinham feito no Chile, mas agora numa escala maior e num país onde “o comércio eletrónico continua a escalar”, referem.
O objetivo é apoiar os empreendedores e empresários colombianos a escalar dentro do seu mercado com soluções integradas. Depois desta fusão estratégica, o primeiro passo será migrar todos os clientes atuais da HandyCommerce para a plataforma Jumpseller e, posteriormente, expandir a oferta. A spin-off U.Porto passará agora a ter escritórios em Portugal, Chile e Colômbia, esperando ser uma plataforma de referência nos três países.
Fundada há quase 10 anos por dois antigos estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), a Jumpseller tem uma missão clara: ajudar empreendedores e pequenas empresas a criar a sua loja online, vender para qualquer parte do mundo e garantir visibilidade dos seus produtos através do posicionamento do negócio a uma escala global.
Para isso, foi desenvolvida uma plataforma de comércio eletrónico na cloud para ajudar os empreendedores a criarem a sua loja online. O serviço garante ainda um conjunto exclusivo de funcionalidades que vão desde métodos de pagamento à integração com operadores de transporte e logística. Além disso, é feita também ponte com empresas com os canais de vendas mais importantes como Google, Facebook e Instagram.
Em 2017, a Jumpseller juntou-se à família Spin-off U.Porto. No ano seguinte estabeleceram uma parceria com os CTT que permite a todos os clientes com o serviço de e-commerce da Jumpseller beneficiar de uma integração automática com os sistemas dos CTT no que diz respeito à expedição dos seus objetos.
Neste momento estão focados em continuar o trabalho de promoção de produtos dos seus comerciantes não só nas lojas online mas também em canais externos como Google, redes sociais e Amazon.